Marta M. Hoff

Sou Marta M. Hoff. Conto hoje a vocês um pouco da minha trajetória no comércio.Comecei a trabalhar aos quinze anos e com essa oportunidade aprendi a lidar com o público, função que exerço até hoje. Por doze anos trabalhei em uma loja local, onde adquiri prática, conhecimento e amizades.

Mas como sempre devemos tentar progredir, saí de meu emprego e juntamente com meu irmão abrimos uma loja, num tempo em que tudo era diferente. Como faltou planejamento, as dificuldades financeiras apareceram como uma cascata sem fim, os clientes e amigos se afastaram e a vida foi se tornando cada vez mais angustiante, trazendo muitas perdas, desânimo e depressão. Tudo isto junto, mudando por vezes meu modo de agir, me tornando uma pessoa instável.

Tenho um tio, Zeno que sempre me dizia para não desanimar, que lá no fim do túnel sempre tem uma luz. Eu dizia que não conseguia ver esta luz. Mas mesmo assim surgia uma esperança, tinha que pensar em meus filhos, não podia me desesperar, tinha que achar saídas. Precisava lutar e recomeçar, ressurgir e lá no fundo do meu interior encontrei solução para os meus problemas. Encontrei em Deus e na minha fé a escada para recomeçar, reviver, lutar, reencontrar amigos, clientes e continuar.

Estou no comércio novamente, luto como toda brasileira por meu lugar ao sol. Tenho certeza de que tudo não passou de pedras que surgem em nosso caminho às vezes, e pacientemente fui transpondo-as e contando com meus amigos, clientes e principalmente com Deus.

Hoje sou novamente feliz e realizada com meu comércio. Estou sempre disposta a ajudar a quem precisa, nem que seja com um simples sorriso.

Marta M. Hoff